No quinto e último episódio da série Música de Invenção, Augusto de Campos enfoca o trabalho dos quatro artistas
Walter Smetak (Imagem: Reprodução)
Sclesi trabalha com harmônicos superiores das notas, preocupando-se mais com as micro variantes do som do que com a organização das alturas musicais. Ele afirma: “o som é redondo, o som é esférico, toda esfera tem um centro, então é preciso chegar ao centro do som, só então se é verdadeiramente um artista e não um mero artesão”.
Giacinto Scelsi
Quattro Pezzi Su Una Nota Sola (1959)
Ensemble 2E2MLeader. Direção de Luca Pfaff
Giacinto Scelsi
Cantos de Capricórnio
Canto n°19
Michiko Hirayama (soprano e flauta)
Giacinto Scelsi
Maknongan (1976)
Clarinete contra baixo: Beate Zelinsky
Walter Smetak (1913-1984): “Salve-se quem souber”
Microtonalismo. Esculturas sonoras. Cabaças e cordas. Misterio do som é mais importante que o mistério da musica.
Walter Smetak
Danzon
Conjunto sob direção de Smetak
Luigi Nono (1924-1990): Caminhos sonoros
Renovação pela revisão de Schoenberg e Webern. Comunista. Politicamente radical. Abstrações sonoras. Regeneração da escuta. Saber ouvir até mesmo uma pedra.
“despertar os ouvidos , os olhos, o pensamento, a inteligência, escutar. Como saber escutar as pedras brancas e vermelhas de Veneza ao por do sol.”
SILÊNCIO.
Luigi Nono
La Lontananza Nostalgica Utopica Futura
Madrigal para vários caminhantes, violino solo e oito fitas magnéticas e de oito a dez estantes de música.
Gidon Kremer (violino)
Galina Ultsvoskaya: A Dama do Martelo
Ditadura soviética. Aluna de Shostakovich, a mais original.
Dissonancias brutais, contrastes timbristicos e dinâmicos, abruptas justaposições e extrema concisão.
Música de resistência. Música violenta.
Galina Ultsvoskaya
Composição n°1 – Dona Nobis Pacem
Ensemble Schoenberg. Reinbert de Leeuw
Galina Ultsvoskaya
Fragmento da Sonata n°5
Paulo Alvares (piano)
O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura,
TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.
Compartilhar
Música de invenção, série apresentada por Augusto de Campos e produzida por Eduardo Guimarães Álvares e Dante Pignatari para a Cultura FM, levou ao publico a música do nosso tempo que não foi ouvida
Primeiro programa da série Música de Invenção destaca Ezra Pound, a chamada geração perdida de Paris dos anos 1920, Virgil Thompson e Schoenberg
Augusto de Campos investiga fronteiras sonoras na obra dos quatro artistas no segundo episódio da série Música de Invenção
O silêncio como um paradoxo. Augusto de Campos enfoca a obra do poeta, designer, pintor, pensador, agitador cultural e compositor de vanguarda
Augusto de Campos percorre vida, obra, ideias e formas de construções desses compositores do século XX
No quinto e último episódio da série Música de Invenção, Augusto de Campos enfoca o trabalho dos quatro artistas