O programa “Intérprete” traz, hoje, a terceira edição da série intitulada “Let’s Jazz”.
Leon Zernitsky
Trata-se de um convite para que, juntos, possamos percorrer os caminhos que levam a identificar os pontos de encontro entre a música erudita ou música clássica, como querem alguns, e o jazz.
Mas, apesar dessa série não se propor a discorrer especificamente sobre o jazz, é importante lembrar que, diferentemente da música erudita, a estrada jazzística só começou a ser trilhada por volta do final do século XIX, na região de Nova Orleans, como uma forma de cultura musical difundida entre as comunidades negras que lá viviam.
Porém, achar uma definição para esse gênero musical não é tarefa fácil, pois ele, ao longo do tempo, nunca foi propriamente popular nem erudito, não é música improvisada mas também não é música escrita, não é negra nem branca. Diríamos que é tudo ao mesmo tempo, ou seja, o jazz é uma forma multicultural de música.
E o namoro do jazz com a música erudita começou cedo, no século passado, e rendeu frutos saborosos, apesar de alguns polêmicos.
Quem diria, por exemplo, que Dmitri Shostakovich, um dos maiores compositores russos eruditos do século XX, escreveria, em 1927, um balé chamado “The Golden Age”, ou, “A Era Dourada”, de franca inspiração jazzística. E que esse balé tivesse uma abertura baseada na canção “Tea for Two”, transformada em “Tahiti Trot”, de imenso sucesso? Mostramos essa deliciosa peça no primeiro programa dessa série.
Mas Shostakovich não parou por aí e escreveu outras obras de inspiração jazzística: as Suítes 1 e 2 para Orquestra de Jazz, composta em 1938 e estreada na Rádio de Moscou. O original perdeu-se durante a Segunda Guerra Mundial, mas a versão de piano foi redescoberta em 1999, e seus movimentos foram reconstruídos e orquestrados.
Dmitri Shostakovich
Suite nº 2 - Valsa nº 2
Orquestra Sinfônica da Rádio de Frankfurt. Reg.: Dmitri Kitayenko.
Igor Stravinsky
Concerto Ebony
Chris Richards (clarinete). Orquestra Sinfônica de Londres. Reg.: Simon Rattle
William Russo
Street Music: Um Concerto de Blues Opus.65
Corky Siegel (gaita e ao piano). San Francisco Symphony. Reg.: Seiji Ozawa
O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura,
TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.
Compartilhar
O programa “Intérprete” traz, hoje, a terceira edição da série intitulada “Let’s Jazz”.
O programa Intérprete traz, hoje, a segunda edição da nova série intitulada “Let’s Jazz”.
Trata-se de um convite para que, juntos, possamos percorrer os caminhos que levam a identificar os pontos de encontro entre a música erudita ou música clássica, como querem alguns, e o jazz.
O programa Intérprete traz agora a quarta e última edição da série “As Estações Musicais”.
O programa Intérprete apresenta a terceira edição da série “As Estações Musicais”.
O programa Intérprete traz a segunda edição da nova série “As Estações Musicais”, onde serão focalizados seis grandes ciclos, criados por diferentes compositores e dedicados às quatro estações do ano.