Começando o Dia

De segunda a sexta-feira, das 8 às 9 horas Apresentação: Alexandre Machado

"Vincenzo provou a ineficácia da base matemática para a música", diz Carla Bromberg

"Vincenzo Galilei Contra o Número Sonoro" relata a contibuição do pai de Galileu para a história da música

Arte & Cultura

24/11/11 13:32 - Atualizado em 24/11/11 13:32

Publicado com apoio da FAPESP, "Vincenzo Galilei contra o número sonoro" é fruto do projeto de doutorado em história da ciência da pesquisadora Carla Bromberg, realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. O livro narra a contribuição do pai de Galileu Galilei (1564-1642) para a hitória da música e da ciência.

Ao contrário do que o próprio Galileu defendia no século 16, Vincenzo demonstrou que a música não poderia ser embasada nas ideias pitagóricas, mas sim no fenômeno físico sonoro. Em conversa com Alexandre Machado, a pesquisadora Carla Bromberg fala sobre a publicação.
 
Segundo a pesquisadora, Vincenzo Galilei (1533-1591) provou a ineficácia da base matemática para a música, utilizando a filosofia de Aristóteles (384-322 a.C.) ele conseguiu estabelecer uma nova fundamentação para a música que, na época, era considerada como ciência. Até hoje, não se sabe ao certo se Galileu aceitou a teoria musical do pai, cujo trabalho foi negligenciado em sua época.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar