Acidente com um viaduto mostra como os paulistanos dependem dessas travessias.
O acidente que interditou um viaduto em São Paulo e interrompeu o trânsito na Marginal do rio Pinheiros, mostrou dramaticamente, como a cidade depende de suas pontes e viadutos. Sempre foi assim. São Paulo foi construída entre rios. Quando era apenas uma vila instalada no alto de uma colina, já estava cercada pelo Tamanduateí e Anhangabaú. Eram eles que ditavam o ritmo da vida, com suas enchentes e secas. O Anhangabaú não era propriamente um rio, na realidade era um córrego que terminava na Várzea do Carmo, onde hoje está o que resta do Parque D. Pedro.
Muitas pontes e viadutos fizeram a história da cidade. O mais famoso, o Viaduto do Chá, inaugurado em 1892, foi símbolo da modernização da cidade. Não apenas símbolo, mas também um vigoroso impulsionador do crescimento e a região além viaduto, ficou conhecida como Cidade Nova. Quando ele foi inaugurado, São Paulo tinha aproximadamente 75 mil habitantes. Em apenas 20 anos atingiria quase 600 mil. Com o crescimento, as pontes e viadutos se multiplicaram.
A segunda grande obra pública da cidade foi o Viaduto de Santa Ifigênia, A discussão sobre a importância da obra que ligaria o velho Triângulo quase que diretamente à Estação da Luz, encurtando caminhos, começou ainda quando o seu irmão mais velho, o Viaduto do Chá, estava em construção. Houve muito debate que se estendeu por mais de 20 anos. Foi necessário, também, um grande número de desapropriações que contribuíram para atrasar o início da obra.
A ligação entre o largo São Bento e o de Santa Ifigênia começou efetivamente em 1910 e durou apenas 3 anos. O viaduto, inteiramente de aço, foi trazido desmontado da Bélgica e erguido rapidamente. A inauguração foi um grande acontecimento e nos dias anteriores, bondes da Light carregados com toneladas de lastro, cruzaram diversas vezes o viaduto para testá-lo. Uma multidão se reuniu nos largos de São Bento e Santa Ifigênia para assistir, no dia 26 de junho de 1913, o prefeito Barão de Duprat cruzar, também de bonde, pela primeira vez, o novo viaduto e cortar a fita inaugural.
Naqueles tempos a cidade parava nas inaugurações das grandes obras e o povo não perdia esses eventos.
Hoje qualquer acidente num viaduto é capaz de parar a cidade.
O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura,
TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.
Compartilhar
O frio de São Paulo assustava os velhos paulistanos
São Paulo também se preparou para a guerra nos anos 40
A velha rodoviária era símbolo de uma cidade caótica
Como o rádio ajudou São Paulo a entrar em guerra
Os ônibus vermelhos e de dois andares não vingaram em São Paulo
Cine Piratininga era provavelmente um dos maiores do mundo