Os mais importantes artistas do século 20 passaram por São Paulo!
São Paulo sempre aspirou se tornar uma grande cidade, um centro cultural importante, como as grandes capitais europeias. Mesmo quando ainda era pequena e não tinha 100 mil habitantes, era comum encontrar nos jornais, artigos e comentários cobrando das autoridades o embelezamento da cidade e a promoção das artes e da cultura. Com a inauguração do Theatro Municipal, em 1911, finalmente a capital paulista pode ter um palco à altura de suas pretensões de futura grande metrópole.
Os efeitos não se fizeram esperar. Mas antes mesmo da inauguração do Theatro, veio para se apresentar aqui o famoso maestro Pietro Mascagni, compositor de Cavalleria Rusticana, que vindo de Buenos Aires, seguiu para o Rio e depois para São Paulo, à frente de sua companhia lírica composta por 192 artistas e técnicos que se apresentaram no velho Polytheama, localizado onde hoje a Avenida São João cruza com o Anhangabaú. Na abertura do Municipal, foi a vez do barítono Titta Ruffo, que realizou aqui grande temporada. Nos anos 10, estiveram em São Paulo, para dançar no Municipal, Isadora Duncan, Anna Pavlova e Nijinsky. No piano, Arthur Rubinstein deu vários recitais. As temporadas de ópera eram extensas e durante a maior parte do ano os espetáculos se revezavam diariamente, sempre com grupos estrangeiros que percorriam o circuito Rio, São Paulo, Montevideo e Buenos Aires. Em 1917, o tenor Caruso se apresentou com a companhia do Teatro Colon de Buenos Aires, estreando com o Elixir do Amor, de Donizzetti. Hoje é difícil imaginar como aquelas grandes trupes, com dezenas ou centenas de integrantes, mais cenários, figurinos e tudo o mais que exige uma montagem de ópera, atravessavam o oceano numa viagem, que naqueles tempos não levava menos de 15 dias e se instalavam em São Paulo, às vezes em longas temporadas.
Mas as coisas nem sempre davam certo. O compositor Camille Saint Saëns, já com 83 anos, marcou espetáculo na cidade e para recebê-lo prepararam-se jantares de gala e diversas homenagens. Porém o velho compositor, que viria aqui dar um recital de piano, não passou bem e de Buenos Aires, seguiu direto de volta para a Europa. A plateia, que já havia esgotado todos os ingressos, acabou frustrada. Mas o valor das entradas foi rigorosamente devolvido aos espectadores, com as desculpas solenes da direção do Municipal.
O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura,
TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.
Compartilhar
O frio de São Paulo assustava os velhos paulistanos
São Paulo também se preparou para a guerra nos anos 40
A velha rodoviária era símbolo de uma cidade caótica
Como o rádio ajudou São Paulo a entrar em guerra
Os ônibus vermelhos e de dois andares não vingaram em São Paulo
Cine Piratininga era provavelmente um dos maiores do mundo