"Autor de algumas das mais belas peças do teatro no repertório internacional, Shakespeare inspirou compositores a escreverem obras baseadas em seus textos", diz o Maestro Diogo Pacheco
Imagem: Reprodução
Shakespeare
Confira o repertório do programa:
Ambroise Thomas
Hamlet (a vos jeux)
Maria Callas (soprano). Orquestra Philharmonia. Dir.: Nicola Rescigno
Charles Gounod
Romeu e Julieta (va, je t'ai pardonné)
Renata Scotto (soprano). Plácido Domingo (tenor). Orquestra Filarmônica Nacional de Londres. Dir.: Kurt Herbert Adler
Riccardo Zandonai
Romeu e Julieta (Giulietta! Son Io!)
Jonas Kauffman (tenor). Orquesta da Academia de Santa Cecilia de Roma. Dir.: Antonio Pappano
Gioachino Rossini
Otello (Che ascolto!)
Juan Diego Flores (tenor). Orquestra Sinfônica Giuseppe Verdi de Milão. Dir.: Riccardo Chailly
Gioachino Rossini
Otello (Dagli affanni oppressa e deh calma, o ciel)
June Anderson (soprano). Orquestra do Teatro Comunal de Bolonha. Dir.: Daniele Gatti
Giuseppe Verdi
Otello (già nella notte densa)
Gwyneth Jones (soprano). James McCracken (tenor). Orquestra Nova Philharmonia. Dir.: John Barbirolli
Giuseppe Verdi
Otello (ora e per sempre addio)
Mario del Mônaco (tenor). Aldo Protti (barítono). Orquestra da Academia de Santa Cecilia de Roma. Dir.: Alberto Erede
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“Poulenc nasceu em Janeiro em 1899 em Paris, morreu na mesma cidade em 1963”, diz Diogo Pacheco.
“Nelson Freire ficou amigo de Martha Argerich na Europa nos anos 50. Ele era um mineiro de 15 anos, que tinha ido à Viena estudar. Ela, aos 18, já tinha carreira internacional importante e estava as vésperas de gravar seu álbum de estreia”, diz Diogo Pacheco.
“Martha Argerich nasceu em Buenos Aires em julho de 1941. Seus ancestrais paternos eram catalães e os maternos eram imigrantes judeus do império russo”, diz Diogo Pacheco.
"Rubinstein já era famoso, Villa-Lobos nem tanto, inclusive no Brasil quando os brasileiros insistiam em não reconhecer seu valor." Diz maestro Diogo Pacheco
“Após sua mudança para Paris, Arthur Rubinstein foi contratado para uma série de concertos, iniciando a sua carreira internacional, inclusive nos Estados Unidos”, diz o maestro.
“Apesar de viver até 1943, Rachmaninov continuou sendo um compositor romântico, pois não seguiu as sugestões de seus colegas, continuando a compor no estilo mais próximo de Tchaikovsky, o que logo o tornou querido pelo público”, comenta o maestro Diogo Pacheco.