"No primeiro momento em que o Wagner idealizou o drama livre Tristão e Isolda, até data de sua estreia, em 1865, ocorreram 11 anos mas valeu a pena esperar" diz o maestro.
Imagem reproduzida - Tristão e Isolda
Richard Wagner
Tristão e Isolda (abertura)
Orquestra Filarmônica de Berlim. Reg.: Claudio Abbado
Richard Wagner
Tristão e Isolda (Tristão! Isolda!)
Siegfried Jerusalem (tenor). Waltraud Meier (soprano). Mariana Lipovsek (contralto). Falk Struckmann (baixo-barítono). Orquestra Filarmônica de Berlim. Dir.: Claudio Abbado
Richard Wagner
Tristão e Isolda (desça sobre nós, noite de amor)
Siegfried Jerusalem (tenor). Waltraud Meier (soprano). Mariana Lipovsek (contralto). Orquestra Filarmônica de Berlim. Dir.: Claudio Abbado
Richard Wagner
Tristão e Isolda (final do segundo ato)
Orquestra Filarmônica de Berlim. Dir.: Claudio Abbado
Richard Wagner
Tristão e Isolda (Esta sou eu, esta sou eu!)
Orquestra Filarmônica de Berlim. Dir.: Claudio Abbado
Richard Wagner
Tristão e Isolda (morte de amor)
Jessye Norman (soprano). Orquestra Filarmônica de Berlim. Dir.: Herbert von Karajan
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“Poulenc nasceu em Janeiro em 1899 em Paris, morreu na mesma cidade em 1963”, diz Diogo Pacheco.
“Nelson Freire ficou amigo de Martha Argerich na Europa nos anos 50. Ele era um mineiro de 15 anos, que tinha ido à Viena estudar. Ela, aos 18, já tinha carreira internacional importante e estava as vésperas de gravar seu álbum de estreia”, diz Diogo Pacheco.
“Martha Argerich nasceu em Buenos Aires em julho de 1941. Seus ancestrais paternos eram catalães e os maternos eram imigrantes judeus do império russo”, diz Diogo Pacheco.
"Rubinstein já era famoso, Villa-Lobos nem tanto, inclusive no Brasil quando os brasileiros insistiam em não reconhecer seu valor." Diz maestro Diogo Pacheco
“Após sua mudança para Paris, Arthur Rubinstein foi contratado para uma série de concertos, iniciando a sua carreira internacional, inclusive nos Estados Unidos”, diz o maestro.
“Apesar de viver até 1943, Rachmaninov continuou sendo um compositor romântico, pois não seguiu as sugestões de seus colegas, continuando a compor no estilo mais próximo de Tchaikovsky, o que logo o tornou querido pelo público”, comenta o maestro Diogo Pacheco.