"Espanhóis e franceses brilharam no período renascentista." Diz o maestro.
imagem: reprodução
Confira o repertório do programa;
Juan del Encina
Pedro bien te quiero
Conjunto Pro Musica Antiqua
Juan del Encina
Una Sañosa Porfía
Levanta pascual
La Capella Reial De Catalunya e Hespèrion XXI. Reg.: Jordi Savall.
Josquin Despréz
Mille regretz
La Capella Reial De Catalunya e Hespèrion XXI Reg.: Jordi Savall.
Loyset Compère
Le grant desir
Hayne van Ghizeghem
De tous bien playne
Conjunto Vilerai.
Catherine Bott (Soprano)
Pierre Passereau
Il est bel et bon
Conjunto Clément Janequin.
Juan del Encina
Señora de hermosura
Conjunto Gilles Binchois.
Francisco Guerrero
Si la noche haze escura
La Capella Reial De Catalunya Reg.: Jordi Savall.
Adriano Banchieri
“Capricciata e contrapunto bestiale alla mente”.
Orlando di Lasso
Matona mia cara.
John Dowland
I saw my lady weep
Steven Rickards (contratenor), Dorothy Linell (alaúde)
John Dowland
Fine knacks for ladies/ galharda/ What if I never speed/ Allemande “Come Again! Sweet love doth now invite”.
Kathleen Battle (soprano). Christopher Parkening (violão)
O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura,
TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.
Compartilhar
“Poulenc nasceu em Janeiro em 1899 em Paris, morreu na mesma cidade em 1963”, diz Diogo Pacheco.
“Nelson Freire ficou amigo de Martha Argerich na Europa nos anos 50. Ele era um mineiro de 15 anos, que tinha ido à Viena estudar. Ela, aos 18, já tinha carreira internacional importante e estava as vésperas de gravar seu álbum de estreia”, diz Diogo Pacheco.
“Martha Argerich nasceu em Buenos Aires em julho de 1941. Seus ancestrais paternos eram catalães e os maternos eram imigrantes judeus do império russo”, diz Diogo Pacheco.
"Rubinstein já era famoso, Villa-Lobos nem tanto, inclusive no Brasil quando os brasileiros insistiam em não reconhecer seu valor." Diz maestro Diogo Pacheco
“Após sua mudança para Paris, Arthur Rubinstein foi contratado para uma série de concertos, iniciando a sua carreira internacional, inclusive nos Estados Unidos”, diz o maestro.
“Apesar de viver até 1943, Rachmaninov continuou sendo um compositor romântico, pois não seguiu as sugestões de seus colegas, continuando a compor no estilo mais próximo de Tchaikovsky, o que logo o tornou querido pelo público”, comenta o maestro Diogo Pacheco.