“Há nas óperas alguns conjuntos vocais extraordinários”, diz o maestro Diogo Pacheco.
Imagem: Reprodução
Conjuntos Vocais
Confira o repertório do programa:
Giuseppe Verdi
Rigoleto (bella figlia d'lamore)
Amelita Galli-Curci (soprano). Louise Homer (contralto). Beniamino Gigli (tenor). Giuseppe de Luca (barítono)
Giuseppe Verdi
Otello (final do terceiro ato)
James McCraken, Gwyneth Jones, Dietrich Fischer-Diskau, Piero de Palma, Anna di Stasio, Florindo Andreolli e Alfredo Giacomotti. Coro de Ópera Ambrosiano e Orquestra Nova Philharmonia. Dir.: John Barbirolli
Giuseppe Verdi
Don Carlo (final do terceiro ato)
José van Dam, Roberto Alagna, Thomas Hampson, Csaba AirizerKarina Mattila e Anat Efraty. Coro do Teatro do Châtelet e Orquestra de Paris. Dir.: Antonio Pappano
Charles Gounod
Faust (Seigneur Dieu... Prenez mom bras un moment)
Helen Jepson, Thelma Votpika, Richard Crooks e Ezio Pinza. Orquestra do Metropolitan Opera de Nova York. Dir.: Wilfred Pelletier. (Gravação ao vivo de 1940)
Gaetano Donizetti
Lucia de Lammermoor (Chi mi frena in tal momento e final do segundo ato)
Maria Callas, Ferruccio Tagliavini, Piero Cappuccilli, Bernard Ladysz, Leonard del Ferro e Margreta Elkins. Coro e Orquestra Philharmonia. Dir.: Tullio Serafin
Giacomo Puccini
La Bohème (final do segundo ato e final do quarto ato)
Roberto Alagna, Leontina Vaduva, Thomas Hampson, Simon Keenlyside, Samuel Ramey e Ruth Ann Swendson. Orquestra Philharmonia. Dir.: Antonio Pappano
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“Poulenc nasceu em Janeiro em 1899 em Paris, morreu na mesma cidade em 1963”, diz Diogo Pacheco.
“Nelson Freire ficou amigo de Martha Argerich na Europa nos anos 50. Ele era um mineiro de 15 anos, que tinha ido à Viena estudar. Ela, aos 18, já tinha carreira internacional importante e estava as vésperas de gravar seu álbum de estreia”, diz Diogo Pacheco.
“Martha Argerich nasceu em Buenos Aires em julho de 1941. Seus ancestrais paternos eram catalães e os maternos eram imigrantes judeus do império russo”, diz Diogo Pacheco.
"Rubinstein já era famoso, Villa-Lobos nem tanto, inclusive no Brasil quando os brasileiros insistiam em não reconhecer seu valor." Diz maestro Diogo Pacheco
“Após sua mudança para Paris, Arthur Rubinstein foi contratado para uma série de concertos, iniciando a sua carreira internacional, inclusive nos Estados Unidos”, diz o maestro.
“Apesar de viver até 1943, Rachmaninov continuou sendo um compositor romântico, pois não seguiu as sugestões de seus colegas, continuando a compor no estilo mais próximo de Tchaikovsky, o que logo o tornou querido pelo público”, comenta o maestro Diogo Pacheco.