Programa apresenta a obra de Franz Kafka e suas reverberações na música do século 20 com a participação de Jorge de Almeida, crítico literário, tradutor e ensaísta
Kafka em fotografia de seu passaporte (1915); à direita, imagem da instalação “Odradek” do canadense Jeff Wall
A obra de Franz Kafka e suas reverberações na música do século 20 são temas deste programa que conta com a participação especial de Jorge de Almeida, crítico literário, tradutor e ensaísta.
"No início do século 20, o escritor representa uma transição fundamental em relação ao realismo do século 19. Ele incorpora as técnicas literárias, os procedimentos realistas para dar conta de uma nova realidade. Uma realidade na qual a dimensão do sentido, os novos desafios da sociedade burocrática, industrial, se configuraram de tal forma que impedem que os procedimentos realistas do século 19 ainda continuem a agir", diz o professor de Teoria Literária na Universidade de São Paulo.
"Ele foi capaz, e essa é a grandeza dele, de incorporar em uma prosa clara, muito legível, extraordinariamente bem composta – alguns dos seus contos são quase poemas em prosa – uma dimensão da realidade que, não por acaso, se tornou conhecida depois por Kafkiana", comenta Almeida.
Nesta edição, fragmentos de Odradek, de Gideon Lewensohn, Preparações de núpcias (com Bach e Kafka), de Oscar Strasnoy, Seis Motetos sobre Kafka, op 169, de Ernest Krenek e Kafka Fragments, de Gyorgy Kurtag.
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