Pesquisa do MEC revelou que o índice tem apresentado piora desde 2009, em todo o país
O Ministério da Educação apresentou nessa quinta-feira, 30 o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2018. Segundo a pesquisa, sete de cada dez alunos do ensino médio apresentam conhecimento insuficiente em matemática e português. O levantamento é realizado a cada dois anos e tem o objetivo de avaliar a educação no Brasil, entre o quinto e o nono anos do ensino fundamental e o terceiro ano do ensino médio.
Na percepção do gerente de políticas educacionais da ONG Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa, em termos nacionais o cenário é muito crítico. “Os nossos jovens estão terminando o ensino médio sem saber o básico necessário. Seja para seguir para o ensino superior, seja para ingressar no mercado de trabalho”, comenta Corrêa.
As escolas ainda têm dificuldades em enfrentar problemas básicos conhecidos há décadas, como a interpretação de texto, ao mesmo tempo em que não conseguem se adaptar às mudanças que envolvem a integração tecnológica no ensino. “As nossas escolas têm problemas do século passado, de infraestrutura, de qualificação aos profissionais. E tem outra agenda que é olhar e avançar rumo a uma escola do futuro, que seja mais interessante para os nossos jovens”, conclui o especialista.
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