Segundo o produtor musical, as músicas de “mercado” e o “politicamente correto” estão diretamente ligados à transformação
É possível notar, ao longo dos últimos anos, uma grande diminuição no número de marchinhas de carnaval, que costumavam ter grande popularidade há algum tempo, antes da ditadura militar. Músicas como “Me Dá Um Dinheiro Aí”, “Mamãe Eu Quero” e “Acorda, Maria Bonita” embalavam os brasileiros para celebrar as festividades carnavalescas.
Mais recentemente, essas músicas deixaram de ser tão populares entre os foliões mais jovens. Para o produtor musical Solano Ribeiro, que também é apresentador do programa A Nova Música do Brasil, na Rádio Cultura, a mudança foi provocada pela popularização do “politicamente correto” e das “músicas de mercado”.
“Quando aconteceu a ditadura militar, a perseguição a grandes nomes da música criou um vácuo, que foi preenchido por algo denominado como “música de mercado”, ou “música do marketing”, e estamos convivendo com este gênero até hoje, infelizmente”, afirmou o especialista em entrevista ao “De Volta ‘Pra’ Casa”.
“Esse fato também se dá pela criação do chamado “politicamente correto”, porque as marchinhas eram irreverentes e alegres, brincávamos com a situação. De acordo com esse espírito, creio que as coisas foram se transformando”, concluiu.
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