Compilação do último selo de Norman Granz.
Detalhe de "Musiciens aux Masques" (Pablo Picasso, 1921)
Quando o produtor e empresário Norman Granz conheceu Picasso em 1968, faltava ainda meia década para o norte-americano firmar seu último selo. Em 1973, depois de vender alguns quadros de seu pintor predileto, Granz investiu tempo e dinheiro na fundação da Pablo Records. Cultura Jazz preparou seleção com 10 faixas de 10 álbuns da gravadora. A seguir, 68 minutos com rebentos pródigos em arte jazzística.
01. Joe Pass em “Love is here to stay” [a]
02. Freddie Hubbard & Oscar Peterson em “All Blues” [b]
03. Roy Eldridge, Oscar Peterson & Dizzy Gillespie em “Take the ‘A’ train” [c]
04. Joe Turner & The Trumpet Kings em “Mornin’, noon and night” [d]
05. Count Basie and His Orchestra em “Prime time” [e]
06. Duke Ellington & Ray Brown em “Sophisticated Lady” [f]
07. Sarah Vaughan em “I’m just a lucky so and so” [g]
08. Milt Jackson, Jay Jay Johnson & Ray Brown em “Jaybone” [h]
09. Oscar Peterson & Harry Edison em “Makin’ whoopee” [i]
10. Oscar Peterson, Joe Pass & Ray Brown em “Caravan” [j]
Os álbuns:
[a] “Ira, George and Joe” (PABLO/1982) – Hollywood, 1981
[b] “Face to Face” (PABLO/1982) – Hollywood, 1982
[c] “Jazz Maturity” (PABLO/1978) – Nova York, 1975
[d] “The Trumpet Kings meet Joe Turner” (PABLO/1975) – Los Angeles, 1974
[e] “Prime Time” (PABLO/1977) – Los Angeles, 1977
[f] “This One’s for Blanton” (PABLO/1975) – Las Vegas, 1972
[g] “Duke Ellington – Song Book One” (PABLO /1980) – Hollywood & NYC, 1979
[h] “Jackson, Johnson, Brown & Company” (PABLO/1983) – Hollywood, 1983
[i] “Oscar Peterson and the Trumpet Kings - Jousts” (PABLO/1978) – LA & NYC, 1975
[j] “The Giants” (PABLO/1974) – Los Angeles, 1974
O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura,
TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.
Compartilhar
Plantão definitivo de seu programa de Jazz.
Thelonious Monk no palco.
Era uma vez uma estação.
Retrato da banda de Becker & Fagen.
Oitenta e cinco minutos de Donald Byrd.
Seleção anual de Blues para 90 minutos de audição.