Dez fonogramas do selo californiano.
João Donato em detalhe da capa do álbum Sambou Sambou (Reprodução)
Fundada em 1952, Pacific Jazz Records notabilizou-se por ser a gravadora das vertentes jazzísticas West Coast e Cool Jazz. Com sede em Los Angeles, o selo criado por Richard Bock teve novo batismo em 1957, renomeando-se World Pacific. Porém, a marca inicial, a que fez história, foi mantida em alguns lançamentos. Para a próxima hora, Cultura Jazz selecionou dez faixas de dez álbuns que são como gotas de um oceano.
01. “Minor yours” por Chet Baker & Art Pepper [c]
02. “Tiny capers” por Clifford Brown & Zoot Sims [b]
03. “Django” por Gil Evans [g]
04. “Crazy day” por Gerry Mulligan [f]
05. “Lady be good” por Lee Konitz, Gerry Mulligan & Chet Baker [a]
06. “Scratch” por The Jazz Crusaders [i]
07. “Norwegian wood”/ “Big swing face” por Buddy Rich [j]
08. “Jodel” por João Donato e Seu Trio [h]
09. “Ornithology” por Gerry Mulligan & Chet Baker [d]
10. “Little girl blue” por Chet Baker & David Wheat [e]
Os álbuns:
[a] “Konitz Meets Mulligan” (PACIFIC JAZZ/1988) – Hollywood e Los Angeles, 1953
[b] “Clifford Brown Ensemble” (PACIFIC JAZZ/1954) – Los Angeles, 1954
[c] “The Route” (PACIFIC JAZZ/1989) – Los Angeles, 1956
[d] “Reunion” (PACIFIC JAZZ-WORLD PACIFIC/1958) – Nova York, 1957
[e] “Chet Baker - Embraceable You” (PACIFIC JAZZ/1995) – Nova York, 1957
[f] “The Gerry Mulligan Songbook” (PACIFIC JAZZ/1995) – Nova York, 1957
[g] “Great Jazz Standards” (PACIFIC JAZZ-WORLD PACIFIC/1959) – NYC, 1959
[h] “João Donato – Sambou Sambou” (PACIFIC JAZZ/1965) – Rio de Janeiro, 1962
[i] “Live at the Lighthouse ‘66” (PACIFIC JAZZ-WORLD PACIFIC/1966) – Hermosa Beach, 1966
[j] “Big Swing Face” (PACIFIC JAZZ/1967) – Hollywood, 1967
O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura,
TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.
Compartilhar
Plantão definitivo de seu programa de Jazz.
Thelonious Monk no palco.
Era uma vez uma estação.
Retrato da banda de Becker & Fagen.
Oitenta e cinco minutos de Donald Byrd.
Seleção anual de Blues para 90 minutos de audição.