Começando o Dia

De segunda a sexta-feira, das 8 às 9 horas Apresentação: Alexandre Machado

Dependência de álcool e depressão são grandes motivadoras para a perda da qualidade de vida

A terapeuta ocupacional e professora da UnB, Andrea Galassi, fala para o Começando o Dia sobre o estudo publicado pela revista The Lancet

Thábata Mondoni Saúde

16/05/11 11:00 - Atualizado em 16/05/11 19:00

Um artigo publicado pela revista The Lancet, um periódico médico, aponta um estudo que diz que o álcool e a depressão ocupam atualmente um lugar especial entre os responsáveis para a maior perda de anos com qualidade de vida entre os brasileiros, tomando um lugar que já foi ocupado por outras doenças e que hoje, em função de vários fatores, está sendo ocupado por essas.

 

A terapeuta ocupacional e professora, Andrea Galassi, explica que por as pessoas relacionarem doenças com a morte, deixam de lado outros problemas que podem ocasionar na perda de anos de vida por mortalidade e incapacidade.  “Muitas vezes a gente relaciona doenças com relação somente a morte. Então a gente pensa que as doenças cardiovasculares são as maiores motivadoras de morte e muitas vezes a gente esquece daquelas outras doenças, como é o caso da depressão e da dependência do álcool, que são doenças que não propriamente incidem na morte, mas prejudica a qualidade de vida das pessoas que são acometidas por elas. Essa informação da revista The Lancet traz os dois fatores que é a mortalidade precoce e a incapacidade como fator que efetivamente prejudicam a vida das pessoas. Ao invés da gente pensar só pela morte, como eu disse no exemplo das doenças cardiovasculares, e pensar somente na perda da qualidade de vida, a revista trouxe a informação quando junta esses dois fatores que é um denominador, que é conhecido em vários trabalhos, que é a perda de anos de vida por mortalidade e incapacidade”.

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas