Começando o Dia

De segunda a sexta-feira, das 8 às 9 horas Apresentação: Alexandre Machado

“Occupy” retrata o momento político vivido pela “primavera árabe”

Obra reúne artigos de pensadores críticos que debatem novo momento da política global

Economia & política

05/04/12 13:46 - Atualizado em 05/04/12 13:55

 O ano de 2011 foi marcado por pessoas que tomaram as ruas de diversos países em uma onda de mobilizações e protestos sociais: um fenômeno que começou no norte da África, derrubando ditaduras na Tunísia, no Egito, na Líbia e no Iêmen e estendeu-se à Europa, com ocupações e greves na Espanha e Grécia, além de revolta nos subúrbios de Londres.

Sobre este assunto, foi lançado, nesta semana, o livro “Occupy, movimentos de protesto que tomaram as ruas”. A obra reúne artigos de pensadores críticos que debatem este novo momento da política global em que a voz das ruas passa a ocupar o cenário.

Para falar sobre a coletânea, o programa “Começando o Dia”, conversou com o professor do departamento de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, que assina o artigo "Amar Uma Ideia”, publicado no livro.

“Os piores momentos são os momentos mais importantes, pois faz as pessoas encontre novas soluções” diz Vladimir.

O autor afirma que “A primavera árabe e as manifestações de Santiago (Chile) tiveram semelhança, foram movimentos populares que não tiveram nenhuma organização de estruturas sociais, foram realmente manifestações espontâneas. Essa foi a força e a fraqueza dos manifestantes na ocasião. Força por colocaram claramente o verdadeiro problema político, a falta de dignidade, e fraqueza pela de estrutura, sendo dominados pelos movimentos organizados como a irmandade muçulmana", conta.

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar