Começando o Dia

De segunda a sexta-feira, das 8 às 9 horas Apresentação: Alexandre Machado

Livro incentiva a criação de cidades mais sustentáveis

Arquiteto e Urbanista Carlos Leite busca reconstruir a cultura da vida urbana

Arte & Cultura

08/06/12 15:23 - Atualizado em 11/06/12 10:19

O Arquiteto e Urbanista pós-doutorado pela California Polytechnic State University e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, Carlos Leite, lança nesta segunda-feira (11), em coautoria de Juliana Di Cesare Marques Awad, o livro “Cidades Sustentáveis – Cidades Inteligentes – Desenvolvimento sustentável num planeta urbano”.

O evento terá  uma mesa-redonda “Cidades (mais) sustentáveis”, com a participação de Elisabete França (SEHAB), Raul Juste Lores ( Folha de São Paulo) e Ricardo Young (Ethos).

“Até 2050 teremos dois em cada três seres humanos morando na região urbana. Este é o século das cidades, delas sairão os problemas e delas virão as soluções”, analisa o autor em entrevista ao “Começando o Dia”.

Para Leite, é difícil o coletivo fazer a mudança. Porém, apesar disso,existem bons exemplos que estão fazendo a diferença, se reinventando, como Nova York, que com 300 habitantes por hectare é muito sustentável.  “O tema ‘cidades’ está virando pauta interessante para todo mundo. As pessoas estão cobrando mais ações que façam diferença”, diz o urbanista.

Carlos Leite também defende que as pessoas participem mais da vida urbana, criando atividades coletivas na cidade, e saindo dos condomínios fechados e cada vez mais afastados.  “Sem viver a vida urbana, a cidade morrerá”.

Serviço:

O quê? Lançamento do livro “Cidades Sustentáveis – Cidades Inteligentes – Desenvolvimento sustentável num planeta urbano”

Quando? 11 de junho de 2012 – segunda-feira, das 19hs às 22hs

Onde? Livraria da Vila – Lorena

Alameda Lorena, 173 – São Paulo -SP

 

Confira a entrevista completa:

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar