Começando o Dia

De segunda a sexta-feira, das 8 às 9 horas Apresentação: Alexandre Machado

Livro fala sobre a situação indígena no país

“Genocídio Planejado: Diário de um jornalista em território Xavante e outros 500...” narra detalhes acontecimentos históricos da cultura indígena no Brasil

Arte & Cultura

17/04/12 13:36 - Atualizado em 17/04/12 13:37

O programa “Começando o Dia” entrevistou o jornalista, professor de língua francesa e autor do livro “Genocídio Planejado: Diário de um jornalista em território Xavante e outros 500...”, Thiago Pérez.

O livro foi lançado no último sábado (14), na Biblioteca Multimídia Claudie Monteil.

Thiago dedicou oito anos para produzir a obra, mergulhando nos estudos da língua Tupi, visitando aldeias guarani e viajando ao território Xavante, às margens do Xingu para ver de perto como sobrevivem os índios desta etnia e como enfrentam a cobiça de fazendeiros pelas terras indígenas.

“A colonização para nós terminou, mas para o índio só mudou de mãos. Passou das mãos da sociedade colonizadora, para as de uma sociedade que substituiu a anterior, porém continuou com seu comportamento predatório. O problema é o pensamento de muitas pessoas que insistem em levar adiante comportamento colonizador e medieval”, ressalta o jornalista.

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas