Começando o Dia

De segunda a sexta-feira, das 8 às 9 horas Apresentação: Alexandre Machado

"A pena privativa de liberdade faliu", garante Aristides Junqueira

O ensaio, que faz parte da obra "Cultura das Transgressões no Brasil - Cenários do Amanhã", mostra que o cerceamento da liberdade é ineficaz

Literatura

24/08/11 11:43 - Atualizado em 24/08/11 11:43

Em entrevista ao jornalista Alexandre Machado, o advogado Aristides Junqueira Alvarenga, ex-procurador-geral da República, falou sobre a obra "Cultura das Transgressões no Brasil - Cenários do Amanhã", na qual ele contribui com um artigo sobre a transgressão no Direito Penal.

Segundo Junqueira, o cerceamento da liberdade como principal pena judicial é insuficiente, pois não garante a recuperação do indivíduo, ao contrário, cerca de 70 por cento dos detentos libertados reincidem e voltam ao crime.

O ensaio de Junqueira pode ser conferido na íntegra nesta obra, que é fruto da parceria entre o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e o Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), o livro foi lançado no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, na última quinta-feira.

O livro é o terceiro volume da série iniciada em 2008, com os títulos "Cultura das Transgressões - Lições da História", seguida de "Cultura das Transgressões - Visões do Presente", e visa promover o debate e a transformação dessa cultura, inerente aos brasileiros.

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar