Walter Lourenção comenta o papel do maestro com professor e líder, que ensina e ajuda os músicos da orquestra a agir com certeza e determinação.
Maestro, ou mestre, é o professor, aquele que ensina, que ajuda a decifrar, a entender, a agir com certeza e determinação. É o orientador, o guia, o líder que procura incentivar a ação individual-orquestral, agindo como intermediário entre o compositor e os músicos da orquestra, para a leitura exata e ao mesmo tempo expressiva das notas e de outros sinais da partitura. Para tanto, supõe-se que o maestro dedique tempo suficiente ao estudo de cada partitura, antes dos ensaios, podendo então servir de guia, ou de conselheiro artístico e técnico. Deve conhecer a função de cada instrumento e fazer sugestões de interpretação com linguagem apropriada.
Antes dos ensaios, o maestro deve decorar várias centenas de compassos, de acordes, de melodias, para poder olhar os músicos enquanto rege: ter “a partitura na cabeça, e não a cabeça na partitura”, e ter em mente que cada segundo é precioso nos ensaios. Depois de chegarem à leitura exata do que está escrito nas partituras, os músicos devem ser convidados a tocar a música “que está por trás das notas”, e que o compositor não pôde escrever por falta de notação musical suficientemente sensível.
Os gestos das mãos, afora seu possível efeito hipnótico, devem ser diferenciados, pois eles têm funções específicas de precisão e de expressão. Costuma-se dizer que um maestro não deve ter duas mãos direitas... Durante o concerto, os músicos têm os olhos voltados para a partitura. Olham para o maestro somente nos momentos indispensáveis, que o maestro deve utilizar com rapidez, para incitar e incentivar os músicos a se autossuperarem, usando um mínimo de gestos para um máximo de efeitos.
Lembremo-nos de que o compositor e o maestro formaram um primeiro par na hora do estudo solitário da partitura. Agora, são o maestro e a orquestra a formar uma nova dupla, de intérpretes. A seguir o próximo passo: maestro e músicos, unidos, formam dupla com o público de ouvintes. Finalmente o autor, os intérpretes e os ouvintes estão unidos, servindo uns aos outros na arte de fazer e vivenciar música.
O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura,
TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.
Compartilhar
O maestro Emiliano Patarra falou ao Estação Cultura sobre essas ações
Encerrando a série "Retratos da Alma: as Sinfonias de Gustav Mahler", o Maestro Jamil Maluf fala sobre as sinfonias n. 8, 9 e o Adagio da incompleta n. 10.
"Rubinstein já era famoso, Villa-Lobos nem tanto, inclusive no Brasil quando os brasileiros insistiam em não reconhecer seu valor." Diz maestro Diogo Pacheco
“Após sua mudança para Paris, Arthur Rubinstein foi contratado para uma série de concertos, iniciando a sua carreira internacional, inclusive nos Estados Unidos”, diz o maestro.
O regente titular e diretor artístico da Filarmônica de Minas Gerais, o maestro Fabio Mechetti falou ao Estação Cultura