Com Eudóxia de Barros, Maria José Carrasqueira, Renato Figueiredo e Sylvia Maltese
A pianista Eudóxia de Barros dedicou-se, nos últimos três anos, à tarefa de registrar em gravações toda a obra para piano de seu marido, o compositor Osvaldo Lacerda (1927-2011). Como estamos diante de uma vasta produção, suficiente para preencher 6 CDs, Eudóxia convidou outros quatro pianistas que conviveram e interpretaram a música de Lacerda para a empreitada: Maria José Carrasqueira, Paola Tarditi, Paulo Gori, Renato Figueiredo, Sylvia Maltese e Valdilice de Carvalho.
A caixa contendo os 6 CDs foi lançada pelo selo COMEP no segundo semestre de 2017. Foi, sem dúvida, um dos grandes lançamentos de música brasileira do ano. Ao longo deste ano, estamos ouvindo cada um deles, aqui na seção “CD da Semana”. Nesta semana, os ouvintes da Cultura FM podem conhecer o terceiro volume, dedicado às peças pedagógicas que, no entanto, constituem uma espécie de profissão de fé do compositor no credo nacionalista apreendido durante os dez anos de curso com Camargo Guarnieri (que lhe deu aulas gratuitamente por todo este período) e também na leitura apaixonada dos livros de Mário de Andrade. Lacerda não se considerava nacionalista, mas um compositor nacional. Isto é, nele, dizia, o caráter brasileiro da música era algo espontâneo, natural: “Escrevi sempre música brasileira, não por uma atitude deliberada e consciente, mas por um impulso espontâneo e incoercível. Tudo isso, no entanto, acontecia de uma maneira por assim dizer subconsciente, não racionalizada” (depoimento a Vasco Mariz).
O terceiro CD contém peças curtíssimas, quase vinhetas pedagógicas em sua grande maioria. É o caso das cinco séries intituladas Cromos. No entanto, três peças mais desenvolvidas musicalmente são as Variações sobre Escravos de Jó. A mais extensa, Variações e fuga sobre sobre um tema de Camargo Guarnieri, de 1996, um tributo emocionado do discípulo a seu mestre, morto três anos antes. Lacerda parte de uma das composições mais populares de Guarnieri, a Dança Negra. Obra de fôlego. Curiosidade: nas variações sobre Mulher Rendeira, Renato Figueiredo canta a canção nordestina e só depois a executa ao piano.
Lacerda estudou com José Kliass, mestre de várias gerações de pianistas brasileiros. E a este instrumento dedicou boa parte de sua diversificada produção. Estudou nos Estados Unidos com Lukas Foss, Gunther Schuler e Iannis Xenakis; mais importante, como manifesta o texto do encorpado encarte, foi o encontro e o contato com Aaron Copland em Tanglewood e com Vittorio Gianini em Nova York.
Participam deste volume os pianistas Eudóxia de Barros, Maria José Carrasqueira, Sylvia Maltese e Renato Figueiredo. São no geral peças que levam ao aprendizado técnico e introduzem o aluno na riqueza da música brasileira.
FAIXAS
1. Pequena canção
2. Galopando
Pequenas canções caderno 1:
3. Seis por oito sincopado
4. Polegares presos
5. Mudança de compasso
6. Mãos cruzadas
Pequenas canções caderno 2:
7. Contratempo
8. Segundas
9. Canto do polegar
10. Notas repetidas
11. Cinco variações sobre Escravos de Jó
12. Oito variações e fuga sobre tema de Camargo Guarnieri
13. Variações sobre Mulher Rendeira
Cromos 1:
14. No balanço
15. Pequeno estudo
16. Lamúrias
17. Sanfoneiro em ré
Cromos 2:
18. Menino manhoso
19. Valsinha sincopada
20. A flauta do indiozinho
21. Tagarelice
Cromos 3:
22. Pingue-pongue
23. Jogando xadrez
24. Gangorra
25. Brincando de pegador
Cromos no. 4:
26. Mixolídio
27. Dórico
28. Lídio
29. Pentafônica
Cromos no. 5:
30. Metrônomo dodecafônico
31. O canto do ventilador
32. Caixinha de música
33. Máquina de escrever
Faixas:
1 a 10; 26 a 29 – Eudóxia de Barros
11 e 12 – Sylvia Maltese
13; 30 a 33 – Renato Figueiredo
14 a 25 – Maria José Carrasqueira
O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura,
TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.
Compartilhar