Com o pianista turco Fazil Say, em sua integral Beethoven lançada em 2020
A sonata de Beethoven mais conhecida do grande público, sem dúvida, é a no. 14, em dó sustenido menor, opus 27, no. 2, apelidada Sonata ao Luar. O primeiro movimento, um lento, lírico e emocionado Adagio sostenuto, frequenta desde cedo as estantes dos estudantes de piano, que vêem nela uma peça fácil e de grande efeito para quem a ouve.
Só que o apelido “Ao Luar” não é de Beethoven. Foi dado, depois de sua morte, por outro Ludwig contemporâneo do compositor, o poeta Rellstab. Ao ouvir o adagio sostenuto, afirmou que ele lhe lembrava a lua brilhando sobre o lago Lucerna, na Suíça. O tempestuoso presto final também costuma fazer a alegria dos estudantes de piano porque tem brilho e virtuosismo mas igualmente não apresenta grandes dificuldades técnicas para sua correta execução.
Bem, execução não quer dizer interpretação, claro. Uma interpretação madura desta sonata é um feito e tanto. Say consegue destacar-se entre as muitas centenas, talvez milhares de gravações da obra. No adagio sostenuto, toma cuidado para não cair num derramamento romântico excessivo; e no presto, evita um virtuosismo exagerado – dois pecados mais comuns até entre os grandes pianistas do que se imagina.
O quarto CD da integral das 32 sonatas para piano de Beethoven lançadas em maio passado no mercado internacional por Fazil Say traz outras três sonatas, no. 11, opus 22, no. 12, opus 26, e a primeira sonata do opus 27.
Vale a pena curtir também a curtinha sonata no. 1 do opus 27, apelidada “quasi una fantasia” (a expressão foi usada por Beethoven). Say opta por tempos flutuantes que evocam mesmo as liberdade da fantasia – quando os compositores no século 19 escreviam música que fugia muito das formas convencionais tascavam logo o título de fantasia – isso os liberava de ter que obedecer a regras. É um pouco o caso desta sonata. Say entende bem isso. Basta ouvir o Andante Allegro inicial e o terceiro movimento, um lindo Adagio con espressione.
Há muito o que descobrir nesta gravação que jamais perde a vitalidade.
FAIXAS
Sonata no. 11 em si bemol maior, opus 22:
1. Allegro con brio
2. Adagio con molto espressione
3. Menuetto
4. Rondo (Allegretto)
Sonata no. 12 em lá bemol maior, opus 26, “Marcha Fúnebre”:
5. Andante con variazioni (Tema)
6 - Variação 1
7 - Variação 2
8 - Variação 3
9 - Variação 4
10 - Variação 5
11 Scherzo
12.. Marcia fúnebre sulla morte d’un eroe (Maestoso andante)
13. Allegro
Sonata no. 13 em mi bemol maior, opus 27 no. 1 “Quasi una fantasia”:
14.Andante – allegro
15.Allegro molto e vivace
16. Adagio con espressione
17. Allegro vivace
Sonata no. 14, em dó sustenido menor, o.27 no. 2 “Ao Luar”:
18.Adagio sostenuto
19.Allegretto
20. Presto agitato
CD Warner Classics, 2020.
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