É o que nos oferece, aos 70 anos, a celebrada violinista coreana Kyung Wha Chung
Aos 70 anos, a violinista coreana Kyung Wha Chung é uma celebridade. Gravou com os maestros e orquestras mais ilustres do planeta nas décadas de 1970 e 80 como os maestros Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Simon Rattle, André Previn, Bernard Haitink, Riccardo Chailly e Charles Dutoit, entre outros; e teve como parceiros de música de câmara pianistas como Radu Lupu e Krystian Zimerman, entre dezenas de outras personalidades de primeiro time da música clássica do último meio século. Gravou para a Deutsche Grammophon, EMI, RCA e Decca, sendo nesta última contratada exclusiva a partir de 1988.
Ela estudou na Juilliard School de Nova York com ninguém menos do que Joseph Szigeti. Para se ter uma ideia, ela gravou as sonatas de Debussy e Ravel com Radu Lupu. O mínimo que se pode dizer é que ela não tem medo de se bater contra si própria em seus áureos tempos. Ela teve problemas de saúde que a afastaram por bom tempo dos palcos e das gravações.
E agora retorna com este CD da Warner em que a peça de resistência é a primeira sonata de Fauré, op. 13. E o faz com extrema competência, ao lado do pianista norte-americano Kevin Kenner, de 55 anos, especialista em Chopin. O duo se sai muitíssimo bem nesta sonata cheia de armadilhas, como bem assinalou o entusiasmado Camille Saint-Saëns ao assistir à primeira execução pública, em abril de 1877. Escreveu Saint-Saëns: “Encontramos nesta sonata tudo que pode nos seduzir. A novidade das formas, sonoridades curiosas, o emprego dos ritmos mais imprevistos, ; sobre tudo isso plana um encanto que envolve a obra inteira e faz a multidão dos ouvintes normais aceitar como coisas perfeitamente natuais as ousadias mais imprevistas. Fauré colocou-se num só salto no nível dos mestres”. Fauré estava com 30 anos e esta crítica praticamente o ungiu como um dos grandes compositores de seu tempo.
O restante do CD é preenchido com deliciosos bombons, como os arranjos para violino e piano de um prelúdio e a sempre impactante Beau Soir de Debussy que dá título ao CD. Outras iguarias incluem uma versão do Panis Angelicus de Franck para violino e piano e uma encantadora Berceuse de Fauré,
Uma gravação para se ouvir muitas vezes, com imenso prazer.
FAIXAS
Gabriel Faurè: Sonata para violino e piano no. 1 em Lá maior, op.13:
1. Allegro molto
2. Andante
3. Allegro vivo
4. Allegro quasi presto
César Franck: Sonata em lá maior:
5. Allegro ben moderato
6. Allegro
7. Recitativo fantasia (ben moderato)
8. Allegro poco mosso
9. Claude Debussy: Prelúdios Livro I; no. 8 La fille aux cheveux de lin (arr, Hartmann)
10. Gabriel Faure: Berceuse op. 16
11. César Franck/arr.Kenner: Panis Angelicus, da Missa em Lá maior op.12
12. Claude Debussy: Beau Soir
13. Edward Elgar: Salut d’amour
CD Warner Music, 2018.
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