Peças para piano solo e seu único concerto em leituras de Dang Thai Son
Dang Thai Son, hoje com 59 anos, ganhou fama mundial ao conquistar o primeiro prêmio do Concurso Chopin de Varsóvia de 1980. Vietnamita nascido em Hanói, tocou no Brasil naquela década e desde então veio ao país diversas vezes.
Ele lançou no final de 2017 um CD pelo Instituto Frédéric Chopin de Varsóvia, dentro de uma série dedicada às relações entre o compositor polonês e a Europa. Mas não tocando Chopin, que lhe deu fama, mas sim Ignacy Jan Paderewski, o grande pianista polonês que viu eclipsada sua condição de compositor por causa do seu sucesso planetário como virtuose. No caso dele, a fama mundial só aumentou por sua atuação política, como primeiro-ministro que levou a Polônia à independência no término da Primeira Guerra Mundial. Foi Paderewski quem assinou pela Polônia o Tratado de Versalhes, em 1919. Por último, ele comandou a edição polonesa das obras de Chopin.
O CD compõe-se de oito peças para piano solo e seu único concerto para piano e orquestra, onde Son é acompanhado pela Orquestra Philharmonia, regida por Vladimir Ashkenazy.
Repertório pouquíssimo tocado modernamente, à primeira vista pode parecer mais um tributo local, polonês, a seu grande ídolo como músico e também político. Não é o caso, estamos longe disso. Pesquisadores especializados na literatura pianística, como o francês Guy Sacre, esclarece que suas composições estão longe daquelas dos virtuoses que só escrevem música superficial, que lhes beneficie virtuosisticamente. Ao contrário, peças como a “Elegia”, que ele compôs aos 20 anos quando sua primeira mulher morreu no parto, são muito consistentes. As oito peças deste CD têm em comum uma escrita pianística complexa sim, mas jamais pirotécnica. Pena que Son não tenha incluído sua Sonata nem suas duas séries de variações (ficou interessado? Ouça um CD de 2007 do ótimo pianista inglês Jonathan Plowright com estas peças). Sua derradeira obra, a Sinfonia Polônia, foi completa em 1908, mas ele viveu até 1941, em forma (chegou a participar de um filme m Hollywood tocando a única peça popularíssima que escreveu, o Minueto em Sol Maior, opus 14. Detalhe: ele dedicou-o a Anette Esipova, segunda mulher de seu professor Theodore Lerschtizky, com quem em seguida o pianista teve um caso).
Mas o maior destaque vai para o “Concerto para piano e orquestra em lá menor” opus 17, composto entre 1882 e 1889. Destaque para o Andante, com passagens camerísticas; e para o rondó final, dominado pelo tema-refrão de uma vibrante krakowiak, dança polonesa.
FAIXAS
1. Mélodie em sol bemol maior op. 16, no. 2 (1885)
2. Noturno em si bemol maior op. 16, no. 4 (1890)
3. Élégie em si menor, op. 4 (1880)
4. Légende no. 1 em lá bemol maior, op. 16, no. 1 (1888)
Três Danças Polonesas op. 5 (1881):
5. Krakowiak em mi maior no. 1
6. Mazurka em mi menor no. 2
7. Korakowiak em si bemol maior no. 3
8. Minueto em sol maior op. 14, no. 1 (1886)
Concerto para piano e orquestra em lá menor op. 17 (1888):
9. Allegro
10. Romanze. Andante
11. Finale. Allegro molto vivace
Dang Thai Son – piano
Philharmonia Orchestra
Vladimir Ashkenazy – regente
Instituto Frédéric Chopin, 2017, Varsóvia.
www.chopin.nifc.pl
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