Dois pianos viajam num caldeirão de estilos com Barber, Bolcom, Copland, Rzweski e Adams
Como o Brasil, os Estados Unidos também exibem uma extraordinária diversidade musical no século 20. O duo formado por Luís Magalhães e Nina Schumann faz uma panorâmica muito atraente da música a dois pianos dos EUA. Do neorromantismo de Samuel Barber ao minimalismo de John Adams, passando por obras-primas como “El Salón Mexico” de Aaron Copland.
Uma das gemas deste CD que por uma semana ficará disponível para audição com exclusividade na Cultura FM é o pouco conhecido compositor William Bolcom, hoje com 77 anos. Ele assina os divertidos Recuerdos, que olham para nuestra América Latina. Ele se apaixonou pela música latino-americana do século 19, sobretudo as danças, depois de ler um livro sobre o assunto. Choro homenageia Ernesto Nazareth; Paseo é tributo ao grande pianista norte-americano Louis Moreau Gottschalk, que morreu no Rio de Janeiro, aos 40 anos, em 1869; e Valse venezolano relembra Ramón Delgado Palacios (1863-1902), uma espécie de rei da mais vienense das danças pelos lados de Caracas.
Winnsboro Cotton Blues, de Frederic Rzewski -- 77 anos, um dos mais atrevidos, radicais e inteligentes criadores musicais contemporâneos --, baseia-se num blues rural dos anos 1930 que retrata a cruel condição de trabalho dos negros nas plantações do sul dos Estados Unidos.
E John Adams, 67 anos, o mais badalado compositor norte-americano da atualidade, brinca com a rítmica da palavra Aleluia, remetendo ao Messias de Haendel, em Hallelujah Junction. Ele começou minimalista mas hoje pratica um pós-modernismo eclético onde cabem todos os estilos. Nesta peça de 1996, ele revisita o minimalismo.
Gravado no Endler Hall, Universidade de Stellenbosch, África do Sul [1-8, 10-11] de 8ª 10 de setembro de 2014; e [9] em 20 de junho de 2009
Selo TwoPianists, 2015
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