“A Pastoral”, “A Tempestade” e “A Caça” em refinadas leituras do pianista Fazil Say
Composta em 1801 e publicada no ano seguinte, a Sonata no. 15 ganhou o apelido “Pastoral” três anos depois, por obra e graça de um editor londrino. Não se sabe o que Beethoven pensou do apelido. O certo é que as repetições no baixo da nota ré nos primeiros compassos do Allegro inicial sugerem mesmo uma atmosfera pastoral. É uma música até certo ponto tranquila, E o que dizer do Andante? Um Carl Czerny ainda de calças curtas, com 10 anos, tocou para Beethoven em sua própria casa naquele 1801, e impressionou tanto o mestre que foi admitido primeiro como aluno nos primeiros três anos e depois como assistente. Pois Czerny disse que Beethoven adorava tocar este Andante – quase todo dia. O scherzo tem um jeitão de valsa. Mas foi o rondó final que deve ter provocado no editor inglês a sensação de um passeio no campo.
Bem, para conferir tudo isso, basta ouvir a interpretação deliciosa do pianista turco Fazil Say, que gravou as 32 sonatas de Beethoven para a Warner Classics em nove CDs lançados nos primeiros meses deste ano, a propósito da passagem dos 250 anos de nascimento do compositor. Ao longo deste ano estamos ouvindo todas elas.
Mas este volume traz outras sonatas interessantes. Como a no.17, apelidada “Tempestade”. Afinal, quando Schindler perguntou-lhe o que quis dizer com esta sonata, Beethoven respondeu-lhe com uma recomendação: “Leia ‘A Tempestade’ de Shakespeare”. O primeiro movimento, um Largo-Allegro, alterna o lento e o rápido, a prece e a ameaça, na expressão de um pesquisador da literatura pianística, o francês Guy Sacre. Uma dualidade que se repetirá, com muitas nuances, nos movimentos posteriores.
Já a sonata no. 18, a última do opus 31, tem um ar quase ingênuo em relação às anteriores. Ganhou o apelido de “A Caça” por causa da frenética tarantela de seu movimento final, um presto con fuoco, na qual muitos enxergaram cenas de uma caçada no campo.
Faltou falar da sonata no. 16, a primeira do opus 31. É a mal-amada do pacote do opus 31. Ao que tudo indica, Beethoven pensou nela primeiro tendo como meio sonoro o quarteto de cordas. O Allegro vivace inicial abusa da síncope, elemento que denotava claramente uma intenção humorística por parte do compositor.
FAIXAS
Sonata n°15 em ré maior “Pastoral”, op.28:
1. Allegro
2. Andante
3. Scherzo (Allegro vivace)
4. Rondo (Allegro ma non troppo)
Sonata n°16 em sol maior op. 31, n°1:
5. Allegro vivace
6. Adagio grazioso
7. Rondo (Allegretto – Presto)
Sonata n°17 em ré menor op. 31, n°2,”Tempestade”:
8. Largo – Allegro
9. Adagio
10. Allegretto
Sonata n°18 em mi bemol maior op.31, n°3, “A Caça”:
11. Allegro
12. Scherzo (Allegretto vivace)
13. Menueto (Moderato e grazioso)
14.Presto con fuoco
Warner Classics, 2020.
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