Clélia Iruzun grava o primeiro de uma série de CDs com peças do compositor catalão
“Não sou um músico, mas gostaria de ser uma música”. Nesta frase talvez esteja a essência da música tão original e pessoal do compositor catalão Federico Mompou (1893-1987). Em sua longa vida de 94 anos, manteve-se fiel a esta máxima. Não costumava usar sempre a barra separando compassos, detestava grandes desenvolvimentos dos temas que expunha. Preferia enunciá-los em toda a sua simplicidade essencial. É como se não quisesse retocar as músicas que se transferiam em notas no pentagrama. Basicamente, só compôs para piano (há algumas canções, duas peças camerísticas e um oratório).
Estas características o aproximam de três compositores: Erik Satie, seu contemporâneo, pela concisão, a “pobreza” consentida, na expressão de um pesquisador; e também pela tendência a abolir as barras de compassos. Mompou também parece mais ou menos próximo de Chopin, pela efusão romântica – apesar de sempre muito contida, reservada. Mompou era introvertido, tímido. E finalmente Debussy, pelo gosto das vibrações prolongadas, as misturas de harmônicos. E aqui é o caso de dizer que talvez este gosto pelas ressonâncias seja consequência de um fato biográfico: seu pai trabalhava numa fundição de sinos.
Por tudo isso, sua música não se parece com a de nenhum outro compositor do século 20. Daí a importância deste CD Mompou lançado pelo selo inglês Somm Recordings. Ele é o primeiro de uma incursão mais completa pela obra do catalão, iniciativa da pianista brasileira Clélia Iruzun, radicada há muitos anos na Europa.
Clélia toca seis das geniais “Cançons i Danses”, ciclo de 15 peças compostas num espaço de 58 anos, entre 1921 e 1979; as três lindas “Pessebres” ou cenas natalinas, escritas entre 1914 e 1917, portanto de sua juventude; as nove “Impresiones Intimas”, ainda anteriores, de 1911-14. E uma das obras mais adequadas para quem não o conhece entrar no universo musical tão diferenciado de Mompou: as “Variaciones sobre un tema de Chopin”: doze variações e um epílogo sobre o mais curto e conhecido dos 24 prelúdios opus 28 de Chopin, o Andantino no. 7, em lá maior. Mompou levou 19 anos para concluí-las. Começou em 1938, terminou em 1957.
Este é o notável CD desta semana. Você poderá ouvi-lo na íntegra quantas vezes quiser. Uma sugestão: comece com as Variações. Você vai perceber como Mompou trabalha de modo original o famoso prelúdio de Chopin – e por que cada nota, cada acorde não foram jogados no papel por acaso. São essenciais. Depois passeie pelos outros ciclos.
FAIXAS
1.Cançon i dansa No. 1
2.Cançon i dansa No. 2
3.Cançon i dansa No. 3
4.Cançon i dansa No. 4
5.Cançon i dansa No. 5
6.Cançon i dansa No. 6
Pessebres
7.Dansa
8.L'ermita
9.El pastor
Impresiones intimas
10. 4 Quejas: No. 1. Lento cantabile espressive
11. 4 Quejas: No. 2. Andante
12. 4 Quejas: No. 3. Gracioso
13. 4 Quejas: No. 4. Agitato
14. Pajaro triste
15. La Barca
16. Cuna
17. Secreto
18. Gitano
Variaciones sobre un tema di Chopin
19.Theme: Andantino
20.Variation 1: Tranquillo e molto amabile
21.Variation 2: Gracioso
22.Variation 3: Pour la main gauche - Lento
23.Variation 4: Espressivo
24.Variation 5: Tempo di Mazurka
25.Variation 6: Recitativo
26.Variation 7: Allegro leggiero
27.Variation 8: Andante dolce espresivo
28.Variation 9: Valse
29.Variation 10: Evocation
30.Variation 11: Lento dolce e legato
31.Variation 12: Galope
32.Epilogo
Somm Recordins.
Gravado na Church of All Saints, Childs Hill, Londres, em 3 e 4 de fevereiro de 2011.
www.prestoclassical.co.uk
O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura,
TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.
Compartilhar