As últimas composições de Nazareth por Maria Teresa Madeira
Imagem: Reprodução
Revisitamos esta semana a monumental e deliciosa integral da obra para piano de Ernesto Nazareth (1863-1934) gravada pela pianista Maria Teresa Madeira. O nome de Nazareth nos remete imediatamente aos tanguinhos e às pequenas peças para piano malemolentes, cheias de suingue que frequentam há mais de um século o imaginário musical popular brasileiro. Aqui e ali sentem-se pitadas chopinianas, é verdade. Mas, em vez de pecado, isso dá um sabor especial à vasta produção musical do nosso primeiro grande pianeiro carioca.
São mais de 200 composições, que, como escreve o pianista Alexandre Dias no encarte da caixa de 12 CDs, “contam um pouco da história da transformação da música no Brasil desde o Império, com diversas polcas, valsas e quadrilhas, até o início da República, quando Nazareth passou a trabalhar outros gêneros, como o tango brasileiro, vindo a consolidar as bases para a evolução do choro”.
Nas últimas décadas, a pianista carioca Maria Teresa Madeira tem se dedicado com afinco e talento no garimpo de gemas menos conhecidas. Até que, entre abril de 2014 e setembro de 2015, ela conseguiu realizar o sonho de gravar a integral para piano de Nazareth. Por quase um ano e meio, frequentou assiduamente o estúdio Laranjeiras Records, no Rio de Janeiro.
O resultado foi lançado no finalzinho de 2016: uma bela caixa com 12 CDs em que ela interpreta cronologicamente todo Nazareth. Ela ganhou merecidamente todos os prêmios do ano – da Música Brasileira, recentemente, mas também o da revista Bravo. Todas as partituras de Ernesto Nazareth estão disponíveis em www.ernestonazareth.com.br e www.ernestonazareth150anos.com.br
Nesta semana, vamos explorar as últimas peças compostas entre 1922 e 1930. São vinte, entre tangos brasileiros, valsas e fox-trotes. E raridades como um “chorinho carioca”, um “samba brasileiro”, uma “marcha carnavalesca” e até um “Hino da cultura de afeto às nações”, de 1922.
A faixa mais atual, sem dúvida, é “Crises em penca!...” de 1927, qualificado por Nazareth como “sambra brasileiro carnavalesco”.
Durante esta semana você pode ouvir o 12º. CD da integral Nazareth de Maria Teresa Madeira. Uma exclusividade da Cultura FM.
FAIXAS
1. Proeminente (1926) tango brasileiro 4’02
2. Cavaquinho, por que choras? (1928) choro brasileiro 3’02
3. Faceira (1926) valsa 4’39
4. Até que enfim... (1926) fox-trot 2’38
5. Quebra-cabeças (1926) tango brasileiro 3’52
6. Sentimentos d’alma (1926) valsa 6’25
7. Encantador (1926) tango brasileiro 2’47
8. Paraíso (1926) tango estilo milonga 3’03
9. Janota (1926) choro brasileiro 2’13
10. Cubanos (1927) tango brasileiro 3’16
11. Hino da cultura de afeto às nações (1922) 1’48
12. Crises em penca!... (1929) samba brasileiro carnavalesco 2’12
13. Dor secreta (1927) valsa lenta 3’42
14. Feitiço não mata (1929) chorinho carioca 2’35
15. Ipanema (1928) marcha brasileira 3’01
16. Comigo é na madeira (1929) samba brasileiro 1’17
17. Celestial (1926) valsa 4’55
18. Exuberante (1929) marcha carnavalesca 1’46
19. Marcha fúnebre (1927) 2’52
20. Resignação (1930) valsa lenta 4’26
O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura,
TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.
Compartilhar