Das 12 Valsas brasileiras em forma de estudos para violão, de Francisco Mignone
“A minha música deverá ser, dia a dia, mais refinada como técnica, mais clara, franca e facilmente compreensível para a maioria.” O violonista Edelton Gloeden usa esta bela e sincera frase de Francisco Mignone (1897-1986) um dos maiores compositores brasileiros do século 20, como epígrafe do texto do encarte da primeira gravação mundial das “Doze balsas brasileiras em forma de estudos para violão”, do compositor.
Edelton, emérito violonista, especialista no repertório brasileiro para o instrumento e doutor em artes pela USP, registra pela primeira vez este precioso ciclo, que estuda e pesquisa há muitos anos. Desde já, pode-se consideré-lo como um dos grandes lançamentos do ano, em sentido absoluto.
Acentuando a rara parceria que aconteceu a partir de 1970 entre Mignone e o violonista Antonio Carlos Barbosa Lima – a quem o compositor dedicou não só estas Doze Valsas como o Concerto para violão e orquestra --, Edelton enfatiza a colaboração estreita entre eles, que resultou em música que vai aos limites técnicos do instrumento e ao mesmo tempo mantém o sabor e a marca inconfundíveis de Mignone.
As valsas foram compostas em cinco dias apenas, entre 19 e 24 de setembro de 1970, em Porto Alegre, onde ambos se encontraram no II Seminário Internacional de Violão. Elas foram rapidamente editadas pela Vitale. Mas nem o compositor nem Barbosa Lima o consideraram definitivo. Edelton fez sua tese de doutorado sobre estas valsas – e agora as grava pela primeira vez.
FAIXAS
Francisco Mignone (1897-1986): 12 Valsas brasileiras em forma de estudos para violão (1970)*:
1. 1ª. Valsa em dó menor – Moderato e romântico
2. 2ª. Valsa em dó sustenido menor – Bem choroso e seresteiro
3. 3ª. Valsa em ré menor – Moderato
4. 4ª. Valsa em mi bemol menor – Lento e meditativo
5. 5ª. Valsa em mi menor – Com muita vibração
6. 6ª. Valsa em fá menor – Lento e expressivo
7. 7ª.Valsa em fá sustenido menor–Andantino com ar de modinha
8. 8ª. Valsa em sol menor – Movimentado e cantando
9. 9ª. Valsa em lá bemol menor – Soturno (bem triste)
10. 10ª. Valsa em lá menor – Preludiando calmamente – Allegro deciso
11. 11ª. Valsa em si bemol menor – Suave e meditativo
12. 12ª. Valsa em si menor – Com muita alegria e brilhantismo
*Primeira gravação mundial
Edelton Gloeden – violão
Gravado no Pinus Studio em janeiro e fevereiro de 2018.
O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura,
TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.
Compartilhar