Este é o segundo disco do pianista Fábio Caramuru construído em torno do canto de pássaros
O êxito, inclusive internacional, do primeiro CD do Projeto EcoMúsica, em 2015, em que o pianista Fábio Caramuru interagiu seus improvisos com cantos de aves brasileiras, levou-o a um segundo CD dentro de seu projeto EcoMúsica: Aves, lançado em abril passado aqui e no Japão.
Em declaração no texto do encarte do CD, Caramuru diz que este segundo CD do projeto “foi totalmente inspirado na turnê que fiz no Japão em abril e maio de 2017. Viajei cerca de 1.000 quilômetros, passando por oito cidades, desde Tóquio até Fukuoka, de leste a oeste, tocando para um público muito especial, descobrindo cenários completamente novos, observando estruturas urbanas fascinantes, ouvindo uma infinidade de sons, encontrando pessoas extremamente sensíveis e generosas. Não foi um trabalho encomendado, mas sim um tributo sincero à incrível cultura japonesa. O álbum foi elaborado rapidamente, em apenas três meses após meu retorno ao Brasil”.
Caramuru pesquisou cantos de pássaros japoneses no acervo da Japan Bird Research Association. “Meu processo criativo começou com a escolha dos sons das aves. Optei pelos critérios de diversidade e da musicalidade, enquanto tinha em mente o potencial de interação das sonoridades com o piano. Após pré-selecionar cerca de 40 sons de aves gravados, fiz alguns experimentos enquanto improvisava com cada um deles, criando estruturas e motivos embrionários. Finalmente, escolhi as 20 aves, com os cantos que melhor se ajustariam ao conceito do projeto”.
A segunda etapa é assim descrita pelo pianista: “Em seguida, o técnico de som preparou as bases com os cantos de cada pássaro que seriam usados nas faixas, criando loops com cerca de 5 minutos. Ao longo de um mês, improvisei usando esse material, cristalizando os motivos e estruturas, fazendo diversas anotações e gravando meu próprio trabalho com esses sons, para checar os resultados e aprimorar cada uma das ideias. A improvisação foi o procedimento que gerou todas as músicas do álbum”.
O que você ouve nesta gravação, entretanto, sofreu um passo final de elaboração: “Finalmente, em duas sessões de gravação, escutando os sons dos pássaros com fones de ouvido, gravei vários takes, tendo em mente as estrutura que havia criado, mas sempre com liberdade para improvisar e aberto a novas ideias que pudessem surgir. Durante o processo de edição, moldei o formato final de cada faixa, lapidando o sound design dos pássaros”, ou seja, “os momentos exatos em que aparecem em cada faixa, além de estabelecer a dinâmica musical e de fazer os últimos ajustes em sintonia com o piano”.
FAIXAS
1. Komadori
2. Zuakaaobato
3. Hidorigamo
4. Kakkou
5. Ikaru
6. Aobato
7. Uguisu
8. Kohakuchou
9. Chuushakushigi
10. Hototogisu
11. Ooyoshikiri
12. Kumagera
13. Toratsugumi
14. Mebosomushikui
15. Hashibosogarasu
16. Tsumi
17. Gabichou
18. Kuina
19. Kumataka
20. Manazuru
Gravado em 12 e 13 de julho de 2017 na Sala do Conservatório, Praça das Artes, São Paulo
2018
O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura,
TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.
Compartilhar