Uma diversificada antologia do grupo vocal masculino “a cappella” da Califórnia
O grupo vocal masculino norte-americano Chanticleer comemora em 2018 seus 40 anos de atividades. É uma marca importante para o grupo independente fundado em 1978 em São Francisco pelo tenor Louis Botto que construiu uma carreira expressiva, inicialmente dedicada à música medieval e renascentista, especialista de seu fundador, o tenor Louis Botto, seu diretor artístico até 1997. Daí a formação masculina, dominante na música coral da Renascença. Nas últimas décadas ampliou muito seu repertório, incluindo outros gêneros.
Fundamentalmente, é um grupo a cappella, ou seja, canta sem acompanhamento instrumental. A primeira formação atuava com dez cantores, mas eventualmente, conforma o repertório, variava entre oito e doze integrantes, recrutados por Botto no coro sinfônico de São Francisco: dois baixos, um barítono, três tenores e seis contratenores (três contraltos e três sopranos).
Em 1983, o contratenor Joseph Jennings assumiu a direção artística, ampliando os horizontes do grupo e levando, em 1988 à fundação de um selo próprio, pelo qual eles lançaram 10 CDS nos seis anos seguintes. Em 1994, passaram a ser exclusivos do selo Teldec, depois absorvido pela Warner Music. Eles continuam usando o selo Chanticleer, com distribuição Warner. Desde 1991, seus doze cantores dedicam-se integralmente ao grupo.
Atualmente, o repertório do Chanticleer vai do canto gregoriano à música pop do século 20. O CD desta semana, comemorativo das quatro décadas de existência do grupo, reúne registros de todas as fases de sua carreira. Assim, começa com Palestrina, Lasso e Byrd, da Renascença; e prossegue abrindo um amplo leque histórico e contemporâneo. Entre os compositores dos séculos 20 e 21 estão Steven Stucky, Mason Bates e McGlynn. Entre os populares, George Gerhswin com uma bela performance de “Summertime”, da ópera negra “Porgy and Bess”; e também arranjos de música folclórica húngara.
Seus membros originais incluíam o tenor Kim Armington, o barítono Ted Bakkila, o contratenor Rob Bell, Luís Botto, o tenor Sanford Dole, o baixo Kevin Freeman, o contratenor Randall Wong e o baixo Doug Wyatt. Quando passou a ter cantores em dedicação integral ao grupo, a formação incluía o baixo Eric Alatorre, hoje o mais antigo membro do Chanticleer; o barítono Frank Albinder, os tenores Kevin Baum, Mark Daniel, Jonathan Goodman e Matthew Thompson; e os contratenores Kenneth Fitch, Joseph Jennings, também diretor artístico, Foster Sommerlad e Philip Wilder.
FAIXAS
1. Palestrina (1526-1584) – Motets, Book 5: Gaude gloriosa
2. Lasso (1532-1594) – Surrexit pastor bônus
3. Byrd (1538-1623) Ave verum corpus
4. Stucky (1949-2016) Whispers
5. Shearer (1943) Nude descendind a staircase
6. Morley (1567-1602) Now is the month of Maying
7. Arcadelt (1507-1568) Il bianco e dolce cigno
8. Bates (1977) Stelle, vostra mercê l’eccelse sfere (de “Sirene”)
9. Hawley (1950) Io son la primavera
10. Salazar (1650-1715) Salve Regina
11. Gershwin (1898-1937) Summertime (de “Porgy and Bess”)
12. Trad. Irlandês arr.McGlynn (1964) Dúlaman
13. Trad.Húngaro arr.Stanley Garrop: Jarba, Mare Jarba
14. Sholom Secunda (1894-1974) Bei mir bist du shein
15. J.W.Alexander (1916-1996) arr,Jennings: Straight Street
16. Trad. Arr. Robert Shaw: I want to die easy
17. Trad. Appalachian folk hymn arr. R.Shaw: Hark, I hear the harp eternal
18. Trad. Arr. Jennings: Keep your hand on the plow
19. Sametz (1964) I have had singing
CD Warner, 2018.
O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura,
TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.
Compartilhar