Por Maria Teresa Madeira, no sétimo CD de sua integral para piano do compositor
Revisitamos esta semana a monumental e deliciosa integral da obra para piano de Ernesto Nazareth (1863-1934) gravada pela pianista Maria Teresa Madeira. O nome de Nazareth nos remete imediatamente aos tanguinhos e às pequenas peças para piano malemolentes, cheias de suingue que frequentam há mais de um século o imaginário musical popular brasileiro. Aqui e ali sentem-se pitadas chopinianas, é verdade. Mas, em vez de pecado, isso dá um sabor especial à vasta produção musical do nosso primeiro grande pianeiro carioca.
São mais de 200 composições, que, como escreve o pianista Alexandre Dias no encarte da caixa de 12 CDs, “contam um pouco da história da transformação da música no Brasil desde o Império, com diversas polcas, valsas e quadrilhas, até o início da República, quando Nazareth passou a trabalhar outros gêneros, como o tango brasileiro, vindo a consolidar as bases para a evolução do choro”.
Nas últimas décadas, a pianista carioca Maria Teresa Madeira tem se dedicado com afinco e talento no garimpo de gemas menos conhecidas. Até que, entre abril de 2014 e setembro de 2015, ela conseguiu realizar o sonho de gravar a integral para piano de Nazareth. Por quase um ano e meio, frequentou assiduamente o estúdio Laranjeiras Records, no Rio de Janeiro.
O resultado foi lançado no finalzinho de 2016: uma bela caixa com 12 CDs em que ela interpreta cronologicamente todo Nazareth. Maria Teresa ganhou merecidamente todos os prêmios de 2017 – da Música Brasileira e o da revista Bravo. Todas as partituras de Ernesto Nazareth estão disponíveis em www.ernestonazareth.com.br e www.ernestonazareth150anos.com.br
Ao longo do tempo, temos mostrado, um a um, os CDs desta integral que é um março na discografia da música brasileira. Nesta semana, vamos explorar as composições de Nazareth dos primeiros anos da Primeira Guerra Mundial. São dezessete, entre tangos brasileiros e característicos, polcas e valsas.
A composição mais marcante de Nazareth no primeiro ano de guerra mundial foi, sem dúvida, seu carro-chefe “Apanhei-te, Cavaquinho”. Ele abre o sétimo CD 7 da integral Nazareth por Maria Teresa Madeira, CD desta semana na Cultura FM, que também apresenta outra música muito conhecida, “Ouro sobre azul”.
FAIXAS
1. Apanhei-te, cavaquinho (1914) – polca
2. Ouro sobre azul (1915) – tango brasileiro
3. Fidalga (1914) – valsa
4. Catrapus (1914) – tango brasileiro
5. Garoto (1916) – tango brasileiro
6. Pierrot (1914) – tango brasileiro
7. Divina (1914) – valsa – 5’20
8. Vem cá, branquinha (1914) – tango brasileiro
9. Alerta! (1914) – polca
10. Gotas de ouro (1916) – valsa
11. Retumbante (1916) – tango brasileiro
12. Podia ser pior (1916) – tango brasileiro
13. Topázio líquido (1914) – tango brasileiro
14. Mesquitinha (1914) – tango brasileiro
15. Sarambeque (1916) – tango brasileiro
16. Sagaz (1914) – tango brasileiro
17. Tupinambá (1916) – tango brasileiro
O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura,
TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.
Compartilhar