A história comparada do jazz e da música erudita, das estruturas clássicas à improvisação.
O que poderiam ter em comum uma tradição musical afro-americana que privilegia o pulso rítmico e a improvisação do intérprete com uma tradição de origem oriental-europeia baseada na escrita?
Como poderiam caminhar lado a lado uma história milenar que remonta aos primórdios da Era Cristã com os cem anos de prática jazzística?
Num possível diagnóstico do atual momento histórico, onde muitos processos e projetos musicais puderam completar seu ciclo e, onde a velocidade das transformações atinge um pulso cada vez mais acelerado, é possível visualizar que, em suas poucas décadas, a evolução jazzística tenha atravessado, a seu modo, etapas fundamentais para as quais a chamada música erudita teve um tempo que coincide com a própria idade da civilização ocidental.
Neste sentido, e partindo destas analogias, esta série de programas, apresentada originalmente em 1996, procura não um encaixe perfeito das correspondências entre jazz e música erudita mas, no privilegiado espaço da comparação, estudar suas diferenças.
Sidney Molina e Sérgio Molina
Série em dois módulos apresentada originalmente em 1996
Apresentação: Sidney Molina e Sérgio Molina
Sidney Molina é bacharel em Filosofia e doutor em Semiótica, além de violonista do Quaternaglia Guitar Quartet e crítico musical. Sergio Molina é doutor em composição e coordenador da pós-graduação em Canção Popular da Faculdade Santa Marcelina.